quarta-feira, 27 de maio de 2009

Operação Satiagraha - parte III

A Satiagraha voltou, mais uma vez, às páginas dos jornais:

Da Folha Online: "Juiz manda abrir novo inquérito para investigar ligações de Protógenes"
Do Estadão: "Juiz manda abrir novo inquérito da Operação Satiagraha"

Protógenes volta às manchetes do país.

As duas notícias se resumem assim: o juiz da 7ª Vara Federal, Ali Mazloum, abriu uma ação penal contra Protógenes para investigar ligações telefônicas do mesmo para o juiz Fausto de Sanctis, para o procurar Rodrigo de Grandis e para o empresário Luiz Roberto Demarco, da Nexxy Capital. Além disso, segundo a reportagem do Estadão, houve contatos entre o delegado e a empresa PHA Comunicação, de Paulo Henrique Amorim.

Os argumentos são um tanto quanto inconsistentes. O contato entre o delegado Protógenes e os responsáveis pela operação no sistema judiciário é obvio. Claro. Evidentemente claro. Nisso, não há nenhuma quebra de "lisura" afirmada pelo juiz Ali Mazloum ao abrir o inquérito. As pessoas envolvidas na Operação deveriam se comunicar, naturalmente. Ponto.
O problema aqui é a comunicação entre Protógenes e Luiz Roberto Demarco.

Luiz Roberto Demarco é empresário, adversário (para não dizer inimigo) de Daniel Dantas. Ao contrário deste, Demarco não possui, pelo menos não aparenta possuir, pendências judiciais ou criminosas. Se apresentasse, certamente a imprensa pró Dantas já teria divulgado exaustivamente. Porém, eu e você sabemos, leitor, que o mundo dos negócios não é lá muito justo, tampouco suave com os seus participantes. Qualquer empresário poderoso poderia vazar informações (falsas, inclusive) para "queimar" seu concorrente. E isso, aqui, deve ser sim motivo de investigação. Além disso, há o contato com Paulo Henrique Amorim, influente jornalista na frente da Internet, defensor assumido de Protógenes e crítico ferrenho da grande imprensa. Eu o vejo como comunista quase ortodoxo, que faz seguidores marxistas ortodoxos (ou intransigentes, tanto faz).

A questão é: esse contato deve sim ser investigado. O problema é confundi-lo com a criminalidade de Dantas e seus "amigos", comprovada judicialmente (aliás, Dantas foi condenado a 10 anos de prisão). Aparentemente, a investida do juiz Ali Mazloum tem um viés pró Dantas. E isso, cada vez mais, e cada dia mais rapidamente, mancha por completo a credibilidade do Judiciário.

Leia mais no blog do Nassif.

Entenda a Satiagraha aqui e aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário