segunda-feira, 25 de maio de 2009

Política - Internacional

Duas manchetes do Estadão:


"ROMA - O primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi afirmou em entrevista à rede CNN que nunca cometeu uma gafe e que não gosta de seu cargo nos últimos tempos. Conhecido pelos deslizes que comete em declarações, o premiê culpou a imprensa pela fama. "Nunca cometi qualquer gafe, nenhuma, cada uma delas foi inventada pelos jornais", afirmou."
Silvio Berlusconi (No Brasil, FHC).

Silvio Berlusconi, o dono da Itália, é o FHC daquelas bandas. Arrogante, hipócrita, pseudo amado por todos, direitista quase ortodoxo. Iguaizinhos. A diferença é, talvez, que a imprensa italiana não lamba os seus pés como a Globo (sim, a quase única imprensa brasileira) faz com FHC. Ele tem uma aprovação de mais de 60% dos italianos, mas a população italiana tem uma queda por direitistas assim. Assim como a classe média correta brasileira, que vê no PSDB a salvação dos problemas.

Só para lembrar, reveja algumas gafes recentes de Berlusconi:
"Berlusconi pediu para 'apalpar' voluntária após terremoto"
"Após gafe, Berlusconi é acusado de minimizar o estupro"

---

"Obama pede ação mundial contra teste nuclear norte-coreano"

"WASHINGTON - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse nesta segunda-feira, 25, em breves declarações na Casa Branca, que a comunidade internacional deve agir em resposta ao teste nuclear realizado pela Coreia do Norte. Obama ainda qualificou o ocorrido como "irresponsável" e uma forte "violação do direito internacional". "

Intransigência? Ideário político? Anseio de afirmar-se na comunidade internacional? Não me vem na cabeça motivos concretos para a Coreia do Norte ser um país tão teimoso. Desde sempre.

Agora, Obama e os outros líderes (também o Conselho de Segurança da ONU) deixam a diplomacia de lado e realizam duras repreensões ao país, que sabia que à tais ações se dariam tais consequências. O problema aqui, é que uma guerra, por ora ideológica, porém com algum indício de tornar-se física, poderia acabar com o mundo, comigo, com você leitor, e com este blog. E isto é um problema muito sério.

---

O brasileiro Hélio Castroneves, vencedor pela terceira vez das 500 milhas de Indianápolis, na Fórmula Indy, evento de automobilismo mais importante dos EUA. Depois de vencer a justiça americana no início do ano, Castroneves torna-se o brasileiro mais vezes vencedor da prova. Mais um exemplo de superação.

2 comentários:

  1. Ô louco! que post mais imparcial (como todos) (;

    ResponderExcluir
  2. Haha.

    Eu não sei porque as pessoas postam aqui como anônimos. Acho que é medo da retaliação mortal que eu aplacaria. Mas enfim, eu não tenho qualquer intenção de ser imparcial. Nunca falei isso. Esse blog aliás, serve para eu exprimir minha opinião sobre os assuntos propostos e debater com as outras pessoas. Debater mesmo, de maneira saudável, porque eu penso o debate como forma de aprimorar o conhecimento.

    Abraços.

    ResponderExcluir