quarta-feira, 6 de maio de 2009

O Mundo: Jornalismo - A frente da Internet

Vi no blog do Nassif:

A grande frente da Internet
Paulo Henrique, Mino e Nassif venceram - com a ajuda dos internautas

por Luiz Carlos Azenha

“Uma batalha completamente desigual. De um lado, o poder da TV Globo, da Folha, da Veja, do Estadão - da maior parte da mídia corporativa brasileira, em defesa de seu sócio e patrocinador, o banqueiro Daniel Dantas. De outro lado, um verdadeiro exército de Brancaleone: Paulo Henrique Amorim, Luís Nassif, Mino Carta e alguns milhares de internautas.

Lá em Bauru se diz que empate fora de casa é vitória. Pois não é que essa coalizão improvisada conseguiu equilibrar a disputa pela opinião pública?

Conheço os três jornalistas acima citados. Estou certo de que divergem em 70% de suas opiniões. Mas com jornalista é assim mesmo: é difícil encontrar dois que concordem. Em torno deles uma verdadeira “frente” eletrônica se formou para desmascarar as informações distorcidas ou mentirosas oferecidas ao público pela turma do banqueiro. Falta esclarecer, ainda, quais são exatamente as relações econômicas entre Dantas e os grupos midiáticos. Uma tarefa essencial para que os leitores, ouvintes e telespectadores entendam como funciona a “cozinha” do noticiário. [...]"

Para ler o texto completo, clique aqui.

Ele está certo. A Internet foi fundamental nas relações população-mídia-realidade que se deram no caso dos escândalos do Dantas. E os três jornalistas citados, ao lado do próprio Azenha foram fundamentais no processo de esclarecimento do que realmente acontecia, quem estava por trás daquilo tudo. E tudo isso, muito mais que a grande imprensa, de maneira livre, lúcida, sem ocultações ou fragmentações.

O Mundo se espelha no exemplo desses jornalistas, e embora não concorde com todos os seus posicionamentos (muitas vezes até discorde diametralmente dos posicionamentos: o Conversa Afiada é recheado de marxistas ortodoxos, por exemplo), acredita no jornalismo sério, desprovido de rabos presos, e que venha a atingir o seu objetivo fundamental: informar. Por isso eu recomendo a você, leitor, acessar diariamente, se possível, os blogs citados.

Luis Nassif - Sobre economia, política e notícias do Brasil e do Mundo
Conversa Afiada (Paulo Henrique Amorim)
Vi o Mundo (Luiz Carlos Azenha)

Nenhum comentário:

Postar um comentário