quinta-feira, 23 de abril de 2009

O Mundo: Política - "Figuras másculas"

Depois de a chapa esquentar no STF na sessão plenária de ontem, hoje os rumores correram soltos por todos os poderes do país. O presidente Lula comparou a divergência a uma discussão de futebol, e minimizou os efeitos corporativos da mesma. Até aí tudo bem. Mas o engraçado mesmo aconteceu no Senado, segundo esta reportagem da Folha.

"Todos nós nos preocupamos com a forma como se conduziu ontem o áspero diálogo entre os ministros Gilmar Mendes e Joaquim Barbosa. Será importante que os ministros do Supremo Tribunal Federal, mesmo quando em desacordo, possam refletir e tratarem-se todos com o respeito que caracterize o Supremo Tribunal Federal", afirmou Eduardo Suplicy (PT-SP). Manifestaram apoio ao ministro Joaquim Barbosa os senadores José Nery (PSOL-PA) e Paulo Paim (PT-RS). "Ele mandou libertar duas vezes o banqueiro Daniel Dantas, com agilidade assombrosa. Recriminou e pediu punição contra o Juiz Federal Fausto De Sanctis e reforçou as acusações contra o delegado Protógenes Queiroz. O ministro presidente do Supremo Tribunal Federal deveria salvaguardar a nossa Constituição e deixar de apoiar o que tem de mais retrógrado na política brasileira. Ataca os movimentos sociais, ataca o Legislativo, ataca as ações da Polícia Federal, tenta intimidar governadores estaduais, tudo com grande apoio da mídia conservadora", disse Nery.

Até aí as coisas estão, digamos, normais. A comédia começa com a afirmação do senador Papaléo Paes (PSDB-AP): "o episódio deve ser "minimizado" para que a população brasileira não fique desacreditada em mais um Poder. Eu vejo com preocupação os nossos Poderes, principalmente o Legislativo e o Judiciário, serem massacrados, acredito até com intenções políticas."

Mais uma vez, um legislador vai à imprensa falar uma besteira dessas. Claro, afinal, a culpa de o Congresso e o Judiciário serem dois antros de falcatruas é da imprensa, que suja a imagem destes de forma deslavada e com intenções políticas.

E finalmente, a frase do dia: "A conduta do presidente do STF tem sido irretocável desde que assumiu o cargo. O Estado democrático de direito só opera em toda a sua plenitude quando figuras másculas, que têm a função institucional do tamanho daquela que é enfeixada pelo Ministro Gilmar Mendes, pontificam."

Essa pérola da política brasileira foi proferida por este homem:

Senador Valter Pereira (PMDB-MS)

Eu deixo a cargo do leitor definir o que é "másculo" e tem "função do tamanho daquela" em Gilmar Mendes. Parabéns senador Valter Pereira, o senhor me faz rir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário