domingo, 26 de abril de 2009

O Mundo: Política - Corrida 2010

A doença, anunciada esse fim de semana, da ministra Dilma Roussef muda algo em relação à corrida presidencial de 2010?

Roussef. Dilma Roussef.

Essa pergunta é delicada. E para ela há várias respostas. Vamos a elas:

1) Sim. Em que sentido? Favorável à ministra. Todo ser humano admira, e possui certa afinidade a semelhantes que passam por grandes desafios. Independente da natureza, enfrentar um câncer é algo significativo na vida de qualquer ser humano. Ainda mais de um candidato à Presidência da República. Naturalmente e sem forçar a barra em vias eleitorais (óbvio), a infeliz doença da ministra pode ser um fator que pesará (favoravelmente a ela) na decisão de vários brasileiros.

2) Sim. Em que sentido? Há alguns anos, o Brasil enfrentou o trauma de Tancredo Neves. O então presidente eleito faleceu antes mesmo de assumir a presidência. Uma doença grave como esta pode sim abalar a saúde da ministra, que se mostra vigorosa nas suas ações. Talvez quem se lembrar daquela situação poderá pesar seu voto a partir desse pressuposto.

3) Não. Dilma se mostrou forte até o momento, e não será dessa vez que ela falhará. O diagnóstico rápido da doença prevê um tratamento mais efetivo, com maiores chances de sucesso. Daqui a alguns meses, esse episódio será apenas passado, e não influirá na campanha.

4) Não. A partir de o momento que o PT realizar que em suas fileiras não existe ninguém (eu disse ninguém) com pulso, e com algum apoio popular, para exercer a Presidência, vai cair na real de que Dilma Roussef é a única pessoa para a função. Os rumores são, de que se a ministra não for candidata, Antonio Palloci será. Ou ainda Jacques Wagner (PT-BA) ou Marcelo Déda (PT-SE), ambos governadores de seus estados. Nenhum deles possui moral suficiente para encarar o PSDB e a direita conservadora do país. Dilma continua sendo a única opção.

Analisando tais situações, é possível concluir que qualquer predição a esta altura é mera estimativa. A eleição presidencial ainda está longe, e muita coisa ainda vai acontecer. Espero que desde já, elas comecem a melhorar.

PS: O Mundo se manifesta com votos sinceros de reabilitação à ministra Dilma Roussef.

_
Evolução? Sim, senhor Gilmar, o senhor não está falando com seus capangas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário