quinta-feira, 2 de julho de 2009

Política - Sarna. Ops. Sarney.

Chega a ser irritante o fato de que, nos últimos tempos, todas as vezes que eu venho aqui para falar de política nacional um nome esteja incluso em todos os posts. O velho dinossauro da República do Brasil está sempre presente. Seu bigode atômico e sua insistência digna das mulas mais empacáveis do Maranhão me irritam. Inaceitável a teimosia do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP, ou seria MA, AC, PE, Da4?). Eu supunha, na semana passada, que se ele fosse homem, ainda restasse nele um pingo de dignidade humana, ele renunciaria ao cargo. A semana ainda não acabou, mas parece que o Sr Sarney não renunciará. Nunca.

Mas todos já conhecemos de cor a trajetória imunda deste senhor (trajetória, aliás, que cresce a cada dia). O que me impressionou hoje, na verdade, foram duas coisas:

1) Da Folha: "Sarney sai fortalecido da crise e PMDB e PT estão mais próximos, diz Renan"

Não sei o que é mais engraçado na frase. Se o Sarney saindo forte da crise (como de fato, parece estar), se PMDB e PT se aproximando ainda mais, ou tudo isso ser afirmado por ninguém menos que Renan Calheiros. Este drácula da política nacional, que já deveria ter tomado seu rumo junto ao Sarney, representa também o retrocesso do país. Senador que está lá única e exclusivamente para jogar o jogo político não merece ser senador. No máximo, cafetão.

2) Paulo Henrique Amorim e seu exército bolchevique afirmando que tudo isso é uma conspiração do PSDB (em conjunto com a CIA e o FBI #mentira) para assumir a presidência do Senado.

É óbvio que é. O que qualquer partido quer, quando num Congresso, é assumir a presidência do mesmo e tocar o terror. Infelizmente, eu repito, infelizmente, o PSDB é o maior partido de oposição no Brasil. Mesmo com este blogueiro discordando da imensa maioria dos preceitos adotados pelo partido ao longo de sua história, ele é a oposição. E seria ao menos óbvio que uma casa legislativa do país tenha um comando oposicionista. É, no mínimo, democrático.

Mas assumir publicamente que isso é uma conspiração para derrubar o inocente Sarney é, pelo menos, ridículo. Sarney representa a maior ferida da política brasileira. Representa o desrespeito que a população alimenta pelo sistema brasileiro. A culpa disso tudo é só dele? Claro que não! Mas ele é um dos pivôs mais representativos deste fato.


Ele deve ser afastado. Voluntariamente ou não.

Aguardamos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário