sexta-feira, 3 de julho de 2009

Política - Programas e Estigmas

Do Estadão:

"Governo vai reajustar Bolsa-Família ainda este ano, diz Dilma
Em entrevista no CCBB, ministra reclama que ações sociais do governo são sempre classificadas de eleitoreiras

Leonencio Nossa, Agência Estado, e Lu Aiko Otta, de O Estado de S. Paulo

BRASÍLIA - A ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, confirmou nesta sexta-feira, 3, que o governo concederá um reajuste ainda neste ano ao beneficio do Bolsa-Família, programa de transferência de renda que atende mais de 11 milhões de famílias.
[...]"

A ministra ainda fez reclamações quanto à questão de todos os programas do Governo serem denominados eleitoreiros e do fato de que todo ato que ela participa ser classificado como eleitoreiro. "Eu sou estigmatizada", disse a ministra.


E nos dois pontos ela está certa. Vamos lá:

1) Os programas assistencialistas do Governo são desvalorizados.

As ações afirmativas pregadas pelo Governo Federal são, na maioria de seus aspectos, positivas. A má distribuição de renda é o principal mal social do Brasil, e o Governo tenta, em um curto prazo, amenizar esse malefício que a história nos legou. O dinheiro recebido, principalmente do programa Bolsa Família faz a economia girar, faz o desfavorecido possuir algum poder de compra, e beneficia a sociedade como um todo - fato comprovado, visto que milhões de brasileiros saíram da linha da pobreza neste Governo.

Claro que o programa deveria ser conjunto a algum incentivo, buscando os resultados definitivos a longo prazo. Estimular, por exemplo, as famílias a terem todos os filhos numa escola (que, aliás, também deveria sofrer uma reformulação, tendo em vista o desastre do sistema de ensino brasileiro). Incentivar todos os adultos a possuir um emprego fixo. Mas, de qualquer forma, o programa é muito mais social do que demagogo.

Óbvio que esta análise é superficial, mas é uma ideia geral e simplificada. Estou aberto ao debate.

2) A ministra Dilma Roussef é estigmatizada.

Para a oposição, qualquer evento que a ministra chefe do Governo participa é eleitoreiro. Inclusive, a oposição moveu duas ações contra o Governo Federal acerca dessa questão, como noticia a Folha.

Engraçado que isso não acontece com José Serra e Aécio Neves, nos inúmeros eventos que eles participam, ironicamente, no país todo.
_________

O brasileiro comum clama pela éticae e é pisoteado e humilhado por Edmar Castelo Moreira (ex-DEM-MG) e José Sarney (PMDB-AP, MA, Da4). Créditos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário