segunda-feira, 27 de julho de 2009

Jornalismo - "O jornalismo pós-moderno"

Em ritmo de início de período universitário, volto a tocar no tema do diploma de jornalismo. Dessa vez, transcrevo uma parte do excelente artigo de Paulo Sérgio Pires, para o Observatório da Imprensa:

"Jornalismo pós-moderno e o time dos sem-canudo
Por Paulo Sérgio Pires em 21/7/2009

A desregulamentação da profissão de jornalista – que agora, a rigor, virou ofício – suscitou uma onda de protestos, queixas e profundas lamentações, pouco antes vista em se tratando de questões profissionais. Talvez tenha sido a primeira vez que o STF tenha colocado uma profissão no banco dos réus e a deixado sem quaisquer diretrizes para seu exercício, depois de décadas regulamentada.
Ainda que tenha estudado o tema da regulamentação por mais de duas décadas e seja formado em Jornalismo pela histórica Cásper Líbero, seja professor dessa habilitação em faculdades privadas, além de ter pós-graduação lato sensu e mestrado em Comunicação pela ECA/USP, confesso que não consigo ter opinião formada sobre esse tema complexo e espinhoso da obrigatoriedade do diploma. Por enquanto, costumo dizer que sou a favor do diploma como jornalista e contra como leitor, ouvinte, telespectador e internauta. [...]

O mercado se autorregula, é implacável e extremamente depurador e isso é um consolo para os que prezam a qualidade. Infelizmente, as faculdades – e não só as de Jornalismo – esqueceram o valor da reprovação e desta forma trucidaram o mérito. Igualaram bons alunos com maus alunos e no final do curso premiam com a mesma certificação a excelência juntamente com a mediocridade. [...]
"

Clique aqui para ler o texto completo (e leia mesmo! O texto é muito bom).

O jornalista Paulo Sérgio Pires expõe, de maneira concisa e justa, vários pontos envolvendo essa discussão - entre eles, a difícil adaptação de outros profissionais à área, a rigidez do mercado e o valor real das Escolas de Comunicação no país a partir de agora. Além disso, ele sugere algumas possíveis soluções para o impasse: a principal delas, para este blogueiro, seria a criação de um Conselho superior de classe, equivalente à OAB, para mediar e regulamentar, de alguma forma, o exercício da profissão.

Em tempo, aguardamos ainda o trâmite das PECs que restituem a obrigatoriedade, na Câmara e no Senado.
____
Em uma dessas andanças pela Internet, achei o nadaver.com . É um blog de humor, como vários outros, mas uma tag me chamou atenção: o Problogger. Veja abaixo.
Clique aqui para acessar o nadaver.com e conferir mais tiras do Problogger.

Nenhum comentário:

Postar um comentário