sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Política - Incontestável, afinal


"Lula reitera soberania colombiana, mas pede garantias
Presidente pede reunião para discutir paz na região e que Uribe reflita sobre estratégia militar contra tráfico

BARILOCHE - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez um discurso pacificador durante sua participação na reunião extraordinária da União das Nações Sul-americanas (Unasul) nesta sexta-feira, 28, e pediu "garantias jurídicas" de que o convênio militar que a Colômbia assinou com os Estados Unidos não afetará a região. "Respeitamos o acordo, mas queremos nos resguardar", afirmou o presidente, que insistiu na necessidade de que os países da região possam "ter a segurança" de contar com instrumentos jurídicos que garantam que o acordo "é específico para o território colombiano"."

Lula ainda afirmou que um diálogo entre os presidentes da Colômbia, Equador e Venezuela é necessário para selar as relações na América do Sul, e fortalecer o continente perante a comunidade internacional.

O presidente também lamentou a ausência de Hugo Chavez - que está, aparentemente, cada vez mais distante de um diálogo nesse sentido. Lula reclamou ainda da suposta vontade que os países ricos, nesse caso ilustrados pelos EUA, possuem para opinar e tomar controle sobre a Amazônia.

Mais uma vez, o presidente demonstrou um discurso firme e claro, evidenciando um posicionamento neutro - dentro do jogo de relações políticas, o mais positivo para todos os lados.

É inegável, depois de quase 7 anos de governo Lula: as relações internacionais do país melhoram a cada dia, tanto à direita (relembre do episódio "O cara" clicando aqui) como à esquerda - embora o relacionamento com Chavez e Castro aparentemente não trazem benefícios evidentes para o Brasil, além de se prevenir contra os dois malucos.

---------------------------------

Mais uma tira do Problogger, que ilustra bem o que acontece, às vezes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário