quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Justiça - E agora, Gilmar?

Do Observatório da Imprensa:

"O silêncio de Gilmar
Por Alberto Dines em 4/8/2009

O paladino da liberdade de expressão, o ministro Gilmar Mendes, preferiu não se manifestar na segunda-feira (3/8) a respeito da decisão do desembargador Dácio Vieira de proibir o Estado de S.Paulo de continuar a veiculação de informações sobre a Operação Boi Barrica que enredou o filho do senador José Sarney e gerenciador dos seus negócios."

Clique aqui para ler o excelente texto de Alberto Dines.

Bem. Muito bem. Há quarenta anos, a censura era imposta pelo AI-5. O poder Executivo tinha poder total sobre os meios de comunicação - salvo os interesses de ambas as partes. Há quarenta anos, o Estadão era censurado previamente diariamente. Na sua capa, eram estampados versos de Camões e receitas de bolo. Quarenta anos depois, a censura prévia volta à redação do Estadão, desta vez por meio do Judiciário. O que será estampado desta vez? Não sei.

Mas provavelmente Gilmar Mendes sabe. Afinal, ele sabe tudo sobre meios de comunicação, certo? Claro que sim, pois só um indíviduo com conhecimentos plenos sobre a área poderia ter tomados duas decisões supremas que influenciam diretamente a imprensa brasileira - a revogação da Lei de Imprensa e da obrigatoriedade do diploma.

Mas e agora, ministro Gilmar? O que o senhor, defensor ferrenho da liberdade de expressão, fará para combatê-la?

Nada, leitores. O chefe supremo do Judiciário não fará nada - ao menos, nada que não se atenha aos seus interesses, ou de seus aliados.

(Clique aqui para ler mais sobre o diploma, e aqui para ler sobre o Gilmar Mendes).


O que estão fazendo com o Brasil? Respondam-nos Collors, Sarneys e Calheiros da vida (Créditos).

Um comentário: