terça-feira, 3 de novembro de 2009

Política - A inveja do bico comprido

Voltando a falar de política no blog, duas coisas me deixaram embasbacado na leitura diária de terça-feira:

Hã?

A primeira, o artigo de Fernando Henrique Cardoso (sim, aquele mesmo) publicado no Estadão no dia primeiro de novembro. Seguem alguns trechos:

"
Para onde vamos?
Fernando Henrique Cardoso

A enxurrada de decisões governamentais esdrúxulas, frases presidenciais aparentemente sem sentido e muita propaganda talvez levem as pessoas de bom senso a se perguntarem: afinal, para onde vamos? Coloco o advérbio "talvez" porque alguns estão de tal modo inebriados com "o maior espetáculo da Terra", de riqueza fácil que beneficia poucos, que tenho dúvidas. Parece mais confortável fazer de conta que tudo vai bem e esquecer as transgressões cotidianas, o discricionarismo das decisões, o atropelo, se não da lei, dos bons costumes. [...]

Pouco a pouco, por trás do que podem parecer gestos isolados e nem tão graves assim, o DNA do "autoritarismo popular" vai minando o espírito da democracia constitucional. Esta supõe regras, informação, participação, representação e deliberação consciente. [...]

Diferentemente do que ocorria com o autoritarismo militar, o atual não põe ninguém na cadeia. Mas da própria boca presidencial saem impropérios para matar moralmente empresários, políticos, jornalistas ou quem quer que seja que ouse discordar do estilo "Brasil potência". Até mesmo a apologia da bomba atômica como instrumento para que cheguemos ao Conselho de Segurança da ONU - contra a letra expressa da Constituição - vez por outra é defendida por altos funcionários, sem que se pergunte à cidadania qual o melhor rumo para o Brasil. [...]

Comecei com para onde vamos? Termino dizendo que é mais do que tempo de dar um basta ao continuísmo, antes que seja tarde
".

Clique aqui para ler na íntegra.

Abismal. A inveja que corrói o ex-presidente é inacreditavelmente ridícula. A atenção, também, que a grande mídia dá a ele é igualmente risível. Estou utilizando meu espaço apenas para demonstrar a falta de senso do ridículo que o FHC possui.

Ele é o único presidente eleito do Brasil que não apresenta qualquer tipo de respeito por seu sucessor. Tenta exaustivamente , há 7 anos, desqualificar o sucesso evidente do Governo Lula. Para quê? Se ele desejasse, de verdade, exercer o papel de sociólogo deveria, sim, criticar o atual presidente, mas dentro dos limites da realidade e da ofensa. Porque, lendo esses parágrafos, é fácil perceber que o texto se trata de uma simples ofensa pessoal - nada de sociológico, de construtivo, por assim dizer.

O FHC denomina o Governo Lula como autoritário, golpista. O compara ao autoritarismo militar - esse sim, deixa suas marcas no Brasil até os dias atuais, vide o serviço militar obrigatório. Por que tanta raiva? Por que Lula é ditador, peronista, quer um poder sem limites? Isso tudo é suposição barata de um ex-presidente iludido.

Quanto ao trecho que fala sobre a "bomba atômica". O FHC, no seu governo, assinou um tratado de não-proliferação de produção atômica no Brasil - a "letra expressa" que ele diz. Com isso, matou toda e qualquer pretensão de o Brasil ser uma força nuclear mundial. Lula retoma essa discussão delicada, mas importante, visando o Conselho de Segurança da ONU, fórum de deliberação mais importante do mundo no que se trata de decisões internacionais. Qual o problema aqui FHC? O Brasil não possui o direito de crescer? Sim, caros leitores, em breve o Brasil comporá esse Conselho, e nesse dia FHC derrubará lágrimas e lágrimas da sua raiva (já não tanto) acumulada.

O segundo fator que me assustou, afinal, foram os
comentários deixados no site do Estadão, no artigo do FHC. Por exemplo:

"
ESSE TEXTO É UMA LUZ PARA TODOS QUANTOS SE PREOCUPAM COM NOSSO DESTINO
Ter, 03/11/09 14:09 ,tabula@estadao.com.br

Nesse nosso deserto de lideranças verdadeiras e patriotas, é sempre bem vinda uma luz que nos livre das trevas sinistras. Sempre será uma situação de terrível risco político e econômico a junção de desmoralização institucional generalizada com o poder magnificado dos fundos de pensão gerido pelos sindicalistas da mesma facção criminosa do atual governo. Os riscos de haver um enorme conluio para a implantação de uma ditadura bolivariana são intoleráveis. Talvez essa clara preocupação esteja atrasada no tempo eleitoral que trata de manipular as mentes em larga escala.
"

"
Texto muito difícil...
Ter, 03/11/09 08:58 , guiverhalen@estadao.com.br

Os petistóides, principalmente Vosso Guia vão ter contratar um tradutor para colocar o texto em Lulês. Só assim vão poder responder à altura
".

Este, em especial, me surpreendeu "positivamente":

"
INCOERÊNCIA DE FHC
Dom, 01/11/09 20:37 edevaldoj, edevaldoj@estadao.com.br

45 escândalos que marcaram o governo FHC 1-Conivência com a corrupção, 2-O escândalo do Sivam, 3-A farra do Proer, 6-A emenda da reeleição, 7-Grampos telefônicos, 8-TRT paulista, 9-Os ralos do DNER, 10-O"caladão", 11-Desvalorização do real, 12-O caso Marka/FonteCindam, 13-Base de Alcântara, 14-Biopirataria oficial, 15 - O fiasco dos 500 anos, 16 - Eduardo Jorge, um personagem suspeito 17 - Drible na reforma tributária, 18-Rombo transamazônico na Sudam, 20-Calote no Fundef, 21-Abuso de MPs, 22-Acidentes na Petrobras, 25-Os computadores do FUST, 26-Arapongagem, 27-O esquema do FAT, 28 - Mudanças na CLT, 29 - Obras irregulares, 30-Explosão da dívida, 31-Avanço da dengue, 32–Verbas do BNDES, 33-Crescimento pífio do PIB, 34–Renúncias no Senado, 35 - Racionamento de energia, 36-Assalto ao bolso do consumidor, 37 – Explosão da violência, 38 – A falácia da Reforma agrária, 40–Renda em queda e desemprego em alta, 41 -Relações perigosas, 42–Violação aos direitos humanos, 43–Correção da tabela do IR, 44-Intervenção na Previ, 45–Barbeiragens do Banco Central
".

Embora não concorde com todos estes 45 pontos, a maioria me parece verossímil. De qualquer forma, rende um artigo muito completo sobre o governo daquele senhor.

Quanto aos outros, beiram a imbecilidade. A ignorância. Eu prefiro nem desperdiçar palavras com tais comentários absurdamente preconceituosos.
Leia mais sobre FHC clicando aqui.
Leia também no Conversa Afiada, e no blog do Nassif.

Ufa.

2 comentários:

  1. Que engraçado isso. Nem parece que o Fernando já esteve na presidência e teve a chance de fazer tudo o que ele diz que tem que ser feito. Ou de, pelo menos, fazer alguma coisa. Ta, peguei pesado. Ele tem suas qualidades, ainda que eu tenha uma certa dificuldade em enxergá-las. E outra coisa: a galera aqui no Brasil tem fama de memória curta, certo. Mas ele conta demais com isso. O governo dele é muito recente, e a diferença entre um governo e outro é muita também. Ousado, esse Fernando. Ahahahaha Para um cara tão inteligente – uma qualidade que eu reconheço ahahah - pagar de invejoso, é no mínimo um desperdício.

    ResponderExcluir
  2. Sobota, parabéns pelo blog! Muito bacana! Não sei se a Gabi já falou, mas vc está convidado a postar no nosso blog quando quiser!
    Luiza.

    ResponderExcluir