quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Política - Apagão?

Bem, o assunto todos sabemos. Ontem, por volta das 22h15, um blackout atingiu 9 estados do Brasil, além do Distrito Federal e de parte do Paraguai. O ministro das Minas e Energia Edison Lobão afirmou que o problema se deu a problemas atmosféricos em algum ponto das linhas de transmissão da energia da usina hidrelétrica de Itaipu.

O ministro de Minas e Energias, Edison Lobão. (Foto: Agência Brasil)

Advinhem: o PSDB do FHC, representado pelo líder do partido no Senado, Arthur Virgílio, comemorou o acidente.

Do Estadão:

"'Eles criticaram FHC, mas não resolveram', diz líder do PSDB

Clarissa Oliveira

Em Brasília, o líder do PSDB, senador Arthur Virgílio (AM), não tardou ontem para devolver as críticas que seu partido recebeu do PT na época da crise energética que atingiu o governo Fernando Henrique Cardoso (veja a memória dos grandes apagões e as declarações a respeito do ministro Edison Lobão, na página C3). "No passado, eles não aceitaram as explicações do governo de que havia uma causa climática para o problema. E a verdade é que, depois de todo esse tempo, eles não resolveram o que eles próprios diziam ser o problema", afirmou ontem o líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio, que jantava com alguns amigos em um restaurante em Brasília quando foi avisado num telefonema sobre a falta de energia em pelo menos 12 Estados, além de parte do Distrito Federal e do Paraguai
".

Como sempre, a crítica dos tucanos é descontrolada, falaciosa, resumindo bem: mentirosa. O apagão do final de 2001 foi um desastre econômico para o país, e foi sim causado por mau planejamento e má administração do setor energético. Os tucanos colocaram duas soluções muito interessantes para o problema: 1) esperar as chuvas em excesso que adiarão nosso problema ou, 2) privatizar tudo que é empresa de energia e jogar nas mãos dos empresários uma necessidade primária pública. Como a primeira solução não apareceu, optou-se pela segunda. Resultado: atualmente, o Brasil tem uma das tarifas de energia elétrica mais caras do mundo.

Quem estava ontem a noite em Curitiba, percebeu que a chuva foi realmente forte. No bairro Juvevê, que eu frequento, hoje era possível perceber várias marcas deixadas pela chuva: toldos destruídos, placas derrubadas, portões danificados. A probabilidade de um acidente na linha elétrica ter acontecido no Paraná é muito grande - e só isso, um acidente. Não foi falta de planejamento, tampouco problemas estratégicos. Foi um acidente. E aí me aparece um líder do Senado falando com um baita sorriso na cara que o "apagão" de ontem é facilmente comparável ao apagão, esse sim de verdade, em 2001.

O jornalismo da CBN/Globo

Segundo informações do Blog do Nassif, a "jornalista" Lucia Hippolito, comentarista de política da rádio CBN, entrou no ar diretamente da sua casa e afirmou veementemente que o problema do blackout ocorreu porque o presidente Lula isentou toda a linha branca do IPI, o que gerou uma sobrecarga, devido ao grande número de aparelhos novos ligados. Além dessa informação jornalística de uma precisão incrível, ela afirmou que a dependência do Brasil em relação aos combustíveis fósseis na matriz energética precisa ser contornada. Ainda bem que os rios que movem as hidrelétricas são feitos de água. Ainda bem também que eu aboli a rádio CBN nacional do meu aparelho de rádio.

Lúcia Hippolito. Medo.

Leia mais sobre o incidente de ontem:
Conversa Afiada - Cuidado com a palavra apagão. Recordar é viver.
Blog do Nassif - As incongruências do jornalismo engajado.
Blog do Nassif - O curto-circuito no sistema.

2 comentários:

  1. Véi.. bom pra caraii o artigo! botei fé, piá!

    Já havia lido outros antes. Embora nao tenha comentado, gostei bastante tembém!

    Abraço, tá de parabéns!

    Fellippi Vieira

    ResponderExcluir
  2. ahahahahahaha Eu não acredito que ela colocou a culpa na redução do IPI.

    Ah, concordo com o Fellippi. em bom esse post! =)

    ResponderExcluir