quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Sociedade - O Brasil boicotado

Todos sabem o que está acontecendo com o ENEM 2009.

Porém, o post de hoje é baseado no texto da jornalista Renata Cafardo, do seu blog no 'Estado':

"Bastidores do vazamento do Enem por Renata Cafardo Meu telefone fixo tocou por volta das 15h30 de ontem e uma voz tremida do outro lado confirmou meu nome completo e avisou que queria falar sobre o Enem. Já havia recebido mais cedo um recado de alguém estava interessado em vender o gabarito da prova, que seria realizada por 4,1 milhões de alunos no fim de semana".

Há tempos um jornal brasileiro não veiculava um furo. Aquela matéria bombástica, capaz de comover um número considerável de pessoas, e que fundamentalmente tenha relevância no cenário nacional.

O furo que o 'Estado' deu foi sensacional - com a esperança de que ele seja, diferente dos grampos ilusórios da 'Veja', real -. Lendo o texto da jornalista, assinado, no blog, com um bom número de detalhes, acredito nele.

Porém, vamos ao ponto que eu quero chegar nesse texto: o sujeito que "recebeu" (como isso aconteceu, a PF nos dirá em algum tempo, espero) a prova do ENEM age como um perfeito imbecil nesse caso. Tanto por pensar que o método que ele adotou para ganhar dinheiro foi bom, quanto por querer sabotar o Governo, e mais do que isso, a sua própria pátria em favor de dinheiro particular.

Primeiro, o método do "esperto". Qualquer veículo, ou qualquer jornalista, minimamente sério no país veria nesse achado um furo espetacular. Sensacional, capaz de moldar e sustentar uma carreira por toda a vida. Pensando com a sua mente suja, portanto, ele deveria ter procurado um veículo de mídia não-sério. Pense leitor, e você também concluirá que a 'Veja' seria a melhor saída. Ela daria uma capa "bombástica", no final de semana do exame, na contínua investida contra o Governo Federal. Derrubaria-o? Não, mas não serviria de nada a população, causaria constrangimento, barulho, mais nada. Mas tudo bem, por intervenção divina isso não aconteceu.

Segundo, a capacidade do sujeito de conseguir sabotar a pátria. Mais de 4 milhões de pessoas fariam essa prova, tanto alardeada pelo MEC. Pela promessa do Ministério, ela seria reformulada, buscando a aprimoração do ensino no país. Apesar da boa intenção, o sistema errou, é óbvio. De qualquer forma, ela seria aplicada, e pronto.


O ministério, com absoluta certeza, armou um forte esquema de segurança. Procurando pelos diversos sites, o leitor comprova isso. Porém, de alguma forma, a prova vazou e caiu na mão de um verdadeiro imbecil. O sujeito boicotou, esmagou e envergonhou o Brasil. Toda minha torcida está com a PF, para que ela encontre esse indíviduo, e o faça, desculpem o lugar comum, pagar pelos seus atos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário