segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Esporte - Para começar bem (?)

Para começar a semana, notícias envolvendo esportes na segunda-feira.


"Segundo balanço preliminar da Urbs, 28 ônibus foram quebrados no clássico
Um dos veículos, atacado depois do jogo, próximo à Arena da Baixada, deu perda total

A URBS (Urbanização de Curitiba S/A) apresentou na manhã desta segunda-feira um balanço preliminar da depredação de ônibus no clássico Atletiba deste domingo. Segundo o órgão municipal, foram 28 veículos danificados, um deles com perda total. O prejuízo estimado é de R$ 6,3 mil. Para fechar o saldo, ainda falta verificar os danos causados a terminais, estações tubo e em algumas linhas de ônibus".

Pois bem. Curitiba ainda vive esta realidade monstruosa que assola os países mundo afora que abrigam o futebol. O problema é que esta realidade é antiga, parece resistir bem ao presente, e não contempla nenhuma mudança para o futuro - e isso, sim, é um baita de um problema.

Ônibus pra quê? Ninguém precisa mesmo.

Primeiro, pela evidente falta de controle da situação por parte da força estatal. Basicamente em todos os jogos - sejam clássicos como o de domingo ou não - há problemas evidentes por toda a cidade. Para afirmar isto, não precisei de uma pesquisa científica: basta andar por Curitiba em dias de jogos para constatar os fatos. De qualquer forma, o problema principal passa a ser a falta de punição - perdoem-me o lugar comum - em relação aos "torcedores". Aplicar técnicas parecidas aos países europeus, especialmente a Inglaterra, não parece algo muito forçoso. O que eu espero é que as próximas gestões da cidade levem esse aspecto como fundamental - tanto para melhorar, de fato, a qualidade de vida na cidade, como para preservar Curitiba para a Copa do Mundo de 2014.


"Liderado por Tom Brady, New England Patriots arrasa Buccaneers em Wembley
Quarterback é o grande nome da vitória da equipe na partida em Londres

O estádio de Wembley abriu suas portas pela terceira vez para uma partida da NFL. E, neste domingo, o show foi todo do New England Patriots, que, impulsionado pelo quarterback Tom Brady, arrasou o Tampa Bay Buccaneers em Londres por 35 a 7. Agora, a equipe do marido da modelo brasileira Gisele Bündchen soma cinco vitórias e duas derrotas na temporada regular".

Embora a notícia ainda traga o vínculo que parece fundamental aqui no Brasil entre Tom Brady e Gisele Bündchen, o fato de uma manchete como esta estampar o site da Gazeta do Povo é positivo para o esporte - e evidencia seu crescimento inegável no país. Fã assumido que sou do esporte americano, fico satisfeito ao constatar esse reconhecimento.

Tom Brady, Quarterback do New England Patriots

Para ler mais sobre futebol americano, clique aqui.
Leia todos os posts que envolvem esportes clicando aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário