quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Jornalismo - "Blogueiros discutem os rumos da mídia"

Primeiro, gostaria de me desculpar com os eventuais leitores do O Mundo por ter deixado o blog tanto tempo sem atualizações. A falta de tempo iminente na sociedade me atrapalhou um pouco, mas a falta de agenda também contribuiu para a abstinência de posts. Mas vamos lá, firme e fortes.

Do site da Escola Livre de Jornalismo:

"Blogueiros discutem os rumos da mídia
IESB e Escola Livre de Jornalismo reúnem alguns dos principais nomes da blogosfera brasileira para debater o papel da imprensa no século 21

Cinco dos principais nomes da blogosfera independente brasileira estarão em Brasília, entre os dias 26 e 30 de outubro, para discutir com estudantes de comunicação e profissionais da imprensa o papel das novas mídias. À frente de blogs campeões de audiência, Paulo Henrique Amorim, Luís Nassif, Luiz Carlos Azenha, Rodrigo Vianna e Marco Weissheimer vão conversar sobre a importância das novas mídias.

Esse time de primeira linha vem promovendo, na internet, um amplo debate sobre a qualidade da informação oferecida pelas mídias tradicionais, servindo como paradigma na mediação entre público e notícia. Os cinco jornalistas foram convidados a falar da internet como alternativa de informação para o público, o novo mundo das redes sociais, a crise da mídia corporativa e o exercício da cidadania online".

Clique aqui para ler o texto completo.

Bem, isso revela algo importante: a blogosfera, tomada ainda por muitos como "sem importância" e sem qualidade suficiente para encarar os jornalões, cada vez mais requer seu espaço no âmbito da mídia nacional. Pouco a pouco, o uso da internet como forma alternativa de interação social informativa cresce e reivindica seu valor.

Provando essa tese, amanhã acontece o Blog Action Day. Evento mundialmente famoso, a iniciativa tem por objetivo fazer com que os blogs pelo mundo falem de um assunto específico, relacionando-o com o tema do blog. O tema principal deste ano é "mudanças climáticas". Esse processo tem como fim pôr na agenda pública discussões relevantes - por meio da blogosfera. O Mundo já está registrado e participará deste evento mundial.


Clique para ampliar.

Para ler mais sobre o Blog Action Day clique aqui para acessar o site oficial em inglês e aqui para o brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário