quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Blog Action Day - Obama e Mudanças Climáticas

Chegou o Blog Action Day. Milhares de blogs pelo mundo incluem na pauta de hoje o tema "Mudanças Climáticas". Não é diferente com este.



Relacionando isso ao tema principal do blog, a política, proponho uma reflexão relacionada à premiação do Nobel, realizada semana passada. O presidente dos Estados Unidos Barack Obama venceu o prêmio Nobel da Paz, por "seus esforços extraordinários para fortalecer a diplomacia internacional e a cooperação entre os povos". Refletindo o fechamento da prisão de Guantánamo, as tentativas incisivas de aproximação ao Irã, e outras medidas relacionadas, Obama, para muitos, fez por merecer. Para outros, isto tudo foi insuficiente para o presidente levar o Prêmio. Para mim, o estímulo dado ao líder com o recebimento do Nobel é válido - além do que, ele deve limpar toda a sujeira deixada pelo seu antecessor.

Partindo para o lado ambiental, ao longo do ano Obama reafirmou a responsabilidade dos países ricos em executar as mudanças preventivas frente ao fator ambiental. Obama promoveu neste ano, também, algumas reuniões e discussões com países e uniões do mundo, visando atitudes mais concretas. Nos EUA, o Ato de Energia Limpa e Segurança 2009 está em trâmite no Senado Federal, e estabelece uma meta de redução de 17% na emissão de CO2 até 2020. Antes de qualquer contestação, é um passo no caminho certo.

De qualquer forma, eu acredito que as atitudes de Obama, independente de eficientes ou não, derrubam aos poucos a imagem dos EUA de país inconsequente e desenfreado na busca do desenvolvimento. E tudo isso, penso eu, que contribuiu para Obama levar o prêmio Nobel para a Casa Branca.

Para ler mais sobre Obama e meio ambiente:
BBC Brasil - Obama convoca reunião sobre mudanças climáticas
CMQV - Discurso de OBAMA em reunião especial na ONU sobre Aquecimento Global
Planeta Verde - Lei climática é alvo de disputa de interesses nos EUA

Nenhum comentário:

Postar um comentário