terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

O Mundo: Esporte - NFL



No dia 1º de fevereiro de 2009, milhões de pessoas nos EUA e no mundo todo pararam por algumas horas para acompanhar o Super Bowl XLIII. O Super Bowl, final da NFL (National Football League), detém todos os recordes de transmissão da TV americana. Possui em sua galeria as propagandas mais geniais das grandes marcas mundiais. E claro, também, as mais caras. Bem por isso, os “pequenos filmes” exibidos nos intervalos do SB são, como falei, geniais. O seguinte passou no intervalo do último, e foi eleito pelo USA Today como o melhor desse ano:




Além da publicidade da partida, o evento ainda conta com um show no intervalo. Um show de doze minutos, com uma banda ou cantor famoso, no mesmo gramado do jogo, realizado no intervalo do jogo. O desse ano ficou por conta de Bruce Springsteen.


Performance de Bruce Springsteen, no Super Bowl XLIII.

Mas tudo isso requer um motivo, uma força motriz, uma “carta na manga”. E essa carta, é claro, o próprio esporte.
O futebol americano, praticado há mais de um século pelos americanos, é uma indústria poderosíssima. Várias das franquias (ou clubes) da NFL são avaliadas em mais de um bilhão de dólares. Os salários dos melhores jogadores são astronômicos. Tudo envolve muito dinheiro, muito poder, e claro, muita diversão.

Texas Stadium, em Dallas.

O esporte envolve, ironicamente, a conquista de território. Não por acaso ele se desenvolve tão bem nos EUA.
São várias possibilidades de pontuação e cada time possui em média 45 jogadores. O contato físico é amplamente permitido, claro, mas todo e qualquer tipo de violência é punido com penalidades (é extremamente preconceituoso pensar que o jogo é só pancadaria ou que é baseado na violência). Todos os jogos contam com sete árbitros, que ainda revêem as jogadas que considerarem duvidosas (por meio de repetições pela TV), ou aquelas que os técnicos dos times não concordarem com a marcação de campo. Esse fato reduz os erros de arbitragem a um nível baixíssimo. Existem vários técnicos em cada time, basicamente, um por setor. As franquias são verdadeiras marcas, e o investimento em marketing é pesado.
Tudo isso, e muitos outros fatores que envolvem o esporte, contribuem para engrandecê-lo, tornando-o dinâmico e extremamente organizado.

Raymond James Stadium, Tampa, Florida.

Voltando a comentar o Super Bowl XLIII, realizado esse ano no estádio Raymond James em Tampa, na Flórida, deixo aqui um link para o site do programa CBN Esporte Clube, do Juca Kfouri, em que ele comenta o Super Bowl XLIII e conversa com Danilo Müller, do Diário NFL:
Comentário de Juca Kfouri sobre o Super Bowl XLIII, com participação de Danilo Müller
Ouça até os 11 minutos, depois ele comenta outros assuntos.

Esse jogo foi simplesmente sensacional, com certeza um dos melhores que eu já vi. O Pittsburgh Steelers venceu o Arizona Cardinals por 27 a 23 e consagrou-se como maior campeão da NFL de todos os tempos, com 6 títulos. No jogo, ocorreram vários recordes de Super Bowl’s, inclusive a maior jogada já registrada em uma final: um retorno de interceptação de 100 jardas (o comprimento do campo todo) de James Harrison, do Steelers. Mas a principal sensação do jogo, que ficará pra sempre registrada na história do esporte, foi com certeza o conjunto de reviravoltas nos 3 minutos finais. Primeiro a favor do Cardinals, e faltando 35 segundos para o jogo acabar, Ben Roethlisberger (Quarterback do Steelers) lança a bola para Santonio Holmes (Recebedor do time) marcar um touchdown e selar a vitória. Segue abaixo link para o vídeo oficial da NFL com os melhores momentos da partida.

Recomendo:
NFL.com - Official Site of the National Football League
Diário NFL
ESPN.com.br / NFL
NFL Brasil
O Quarterback: o seu site sobre NFL

Minha dica: se interesse, pesquise, e comece a acompanhar as transmissões dos canais brasileiros sobre a NFL. Se você gosta de esportes, de competições, tenho certeza que irá se envolver e acompanhar os jogos desse esporte maravilhoso com afinco. Me coloco à disposição também, se alguém se interessar e tiver dúvidas, quiser comentar, debater, estou aqui.

Santonio Homes, WR do Pittsburgh Steelers, com o troféu Vince Lombardi.

Para terminar, citações, desta feita não-poéticas, mas interessantes da mesma maneira:

"O esporte é o esperanto dos povos." (Hippolyte Jean Giraudoux)
"O esporte é uma guerra sem armas." (George Orwell)

2 comentários:

  1. HAHAHAHA POUCO VICIADO EM FOOTBALL EIN SOBS???

    TA MTO MASSA TEU BLOG PEA!

    ResponderExcluir
  2. Quando eu li que no futebol americano você tem que ganhar território, na hora eu finalmente me convenci que eu preciso aprender mais desse esporte!

    Muito boa a aula-básica sobre este assunto.

    Espero me informar mais para que possa discutir sobre tudo o que rola nesse mundo.

    Abraço!

    ResponderExcluir