segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Literatura - I Bienal do Livro de Curitiba

Foi realizada entre os dias 27 de agosto e 4 de setembro a I Bienal do Livro de Curitiba. Aparentemente bem organizada, a Bienal reuniu inúmeros nomes da literatura contemporânea nacional, como Cristovão Tezza, Antonio Torres, Carlos Heitor Cony, Moacir Scliar e outros.

Tive a oportunidade de participar de uma oficina de crônicas com o baiano Antonio Torres. Assim como o próprio Tezza, Torres se mostrou surpreendemente simpático.

Antonio Torres.

Na sua vida, desempenhou papel de jornalista no Última Hora de São Paulo, foi publicitário e nos últimos anos dedica-se exclusivamente à literatura.

Com palavras sábias, Torres, no pouco tempo que convivemos, tentou nos mostrar a positividade da relação entre música e literatura. Apaixonado pelo jazz (especialmente pelo Thelonious Monk Quartet), o baiano de origem humilde se mostrou um gigante cultural. Disse que o que mais o encantava no jazz era o piano - e que seu objetivo, alcançado por uma crítica norte americana, seria uma "prosa melódica".

O pouco tempo de convívio com Antonio Torres foi excelentemente proveitoso, inesquecível, e com certeza deixou aquele "gostinho de quero mais". Com a esperança de em breve encontrá-lo novamente, deixo aqui minha homenagem.




----

A minha pequena participação na Bienal serviu, além dos motivos óbvios, para demonstrar que o ambiente cultural do país é rico - muito mais do que aparenta. Para isso se desenvolver de maneira mais eficiente, é de relevância que eventos como a I Bienal do Livro de Curitiba cresçam (ou não?) e consigam angariar maior participação popular.

----

Leia mais sobre a I Bienal do Livro de Curitiba aqui e aqui.
Leia também sobre a FLIP deste ano aqui.
Para ler sobre Antonio Torres clique aqui. E para ler Antonio Torres clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário