domingo, 13 de setembro de 2009

Universidade - 7ª Feira de Cursos e Profissões da UFPR

Foi realizada nesse fim de semana (entre os dias 11 e 13 de setembro) a 7ª Feira de Cursos e Profissões da Universidade Federal do Paraná. Organizada pela Assessoria de Comunicação Social da UFPR, com a colaboração da Agência Experimental de Relações Públicas, a Prattica, a feira contou com estandes de todos os cursos da Universidade, além de palestras e apresentações diversas.

Estive presente no estande de Comunicação Social falando com os vestibulandos sobre a habilitação em Jornalismo. Além da experiência muito interessante, pude observar alguns pontos.



Panorama da Feira de Cursos e Profissões da UFPR deste ano. Fonte: http://www.flickr.com/photos/ufpr/3913534972/sizes/l/

Um grande número de pessoas, ao contrário do que eu esperava, veio conversar sobre a decisão (errônea) do STF em derrubar a obrigatoriedade do diploma de jornalismo para exercício da profissão: muitos se mostraram interessados, outros apreensivos, e muitos mal informados. Minha resposta para as indagações acerca desta questão: o diploma de jornalismo não é mais exigido por lei, como era anteriormente. Porém, o curso de Comunicação com habilitação em Jornalismo ainda possui um valor considerável - não sendo, portanto, "perda de tempo" como algumas pessoas mais velhas insistem em afirmar. Porque, entre outras coisas, o conhecimento adquirido por meio de um curso como esse não é acessível a outras áreas. A fundamentação teórica e conceitual repassada, além da familiaridade adquirida com os aspectos técnicos da profissão, contribui favoravelmente ao estudante/formado em Jornalismo para ingressar no mercado de trabalho. E com certeza as empresas de comunicação levam isso em conta no momento da contratação - assim como levam em conta o diploma dos colegas publicitários, profissão que também não é regulamentada como deveria ser.

Por fim: o diploma de jornalismo não é mais exigido por lei, de fato, mas o curso de Comunicação/Jornalismo não perdeu o valor de curso superior respeitado.

Ainda, gostaria de parabenizar a organização da Feira, por todo o suporte dado aos estudantes da UFPR.

Para ler mais sobre o diploma, clique aqui e aqui.
Para ler sobre a 7ª Feira de Cursos e Profissões da UFPR, clique aqui e aqui.

Um comentário:

  1. Muito boa a matéria Sobota!!

    Mas coloca também o link do Co:::unicação com as matérias. Tem mais uma publicada e mais pra amanhã=)

    ResponderExcluir