sábado, 28 de fevereiro de 2009

O Mundo: Política - Notícias

Passada a agitação e distração causada pelo carnaval e pelo seu feriado prolongado, a política e a economia do país voltam a entrar no eixos (?) e a se preocupar com os seus devidos problemas. Lula enfrenta uma casca grossa com a relação com a Embraer e a farra da campanha totalmente fora de época parece ter amenizado.

Charge do Aroeira, feita para o Jornal do Sul.

Segundo reportagem da Folha Online, Dilma vai se reunir com alguns governadores, como José Serra e Aécio Neves, para organizar uma ação conjunta da União com os estados (afinal, ela é Ministra da Casa Civil, lembra?). A proposta da ministra se concentraria em medidas para que os governos busquem incentivo e intensifiquem o ramo de construção civil, que segundo o presidente Lula, seria uma maneira de combater a crise, suportando o crescimento econômico e ainda impedir o aumento do desemprego no país. As obras do PAC, que atuam na mesma direção, não foram inclusas no corte do Orçamento Geral da União, pelos mesmos motivos.

Mudando de panorama, vamos aos Estados Unidos.



Passada a badalação da posse e do plano econômico, Obama mostrou suas cartas no que diz respeito às relações internacionais com o Oriente Médio. Neste dia 27, ele anunciou um cronograma para a retirada de tropas do Iraque até 2010, e afirmou que o futuro dos EUA é intrinsecamente ligado ao do Oriente Médio. Ainda, prometeu trabalhar junto ao Irã e à Síria para atingir o equílibrio tão necessário na região. Defendendo uma abordagem mais racional do que militar, Obama afirmou que busca metódos para evitar que o Irã adquira armas nucleares e para que a paz entre árabes e israelenses seja atingida. Segundo o próprio presidente , uma nova era entre as relações EUA-Oriente Médio está começando. Por ora, Obama demonstra serenidade e inteligência para abordar os principais problemas do legado que George W. Bush deixou.

Hoje, post curto devido à falta de movimentação política e ao marasmo que tomou conta de todos nessa semana de feriado prolongado. Não esqueça de deixar seu comentário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário