sábado, 21 de fevereiro de 2009

O Mundo: Política - Sucessão Presidencial

Lula e Dilma: são muitos os motivos para rir?

Nas últimas semanas, um assunto bateu na porta da política brasileira: a sucessão presidencial, em 2010. Em duas frentes: uma, da situação, em que Lula e Dilma "Meu-Botox-Fez-Sucesso" Roussef saíram em alguns eventos promovendo a pré-candidatura da ministra e outra, em o que o PSDB concordou em realizar prévias, dentro do partido, para decidir seu candidato definitivo, a exemplo dos norte americanos.

Primeiro, em relação ao PT. Claro que todos os dinossauros do partido (sendo o maior deles o caçado e mensaleiro José Dirceu) afirmam que o encontro de prefeitos, realizado em Brasília no último dia 11, foi apenas um ato governamental, necessário para a articulação política. Afirmação, aliás, corroborada pela CGU (Controladoria Geral da União). Mas obviamente, nenhum deles, muito menos os envolvidos, afirmariam algo diferente disso. Afinal, estamos a um ano e oito meses da eleição, e uma campanha nessa altura é algo simplesmente ilegal. Tanto, que a oposição entrou com uma ação no TSE, para verificar os gastos e ações, um pouco confusas, do Governo naquela situação.

Mas veja bem, meu caro leitor: desde a cirurgia plástica até as andanças no meio do "povo" no carnaval de Recife, tudo isso não reflete uma mudança de perfil de uma ministra com cara e atitude de buldogue, que até alguns meses atrás, sem o tal PAC (conjunto de obras já existentes anteriormente, reunidos em pacote eleitoreiro
), não era reconhecida como força política no país? Incrível. Aliás, não sei se o mais incrível disso é José Dirceu (que se não tivesse sido cassado, perdido seus direitos políticos por ser ladrão (perdoem-me o estereótipo), seria o pré-candidato do PT) meter o bedelho nessa história. Deixo aqui um recado para ele: SUMA DESSE PAÍS, SUA PRAGA!

Beto Richa, Aécio Neves e José Serra, em Curitiba, na campanha à prefeitura da cidade, em 2008.

Por outro lado, o PSDB organiza suas prévias. José Serra, governador do estado de São Paulo, demonstrou também, nos últimos anos, uma mudança profunda da sua personalidade política, e se fortaleceu muito desde aquelas eleições de 2002. Aécio Neves, político mais novo no país, conta com imensa popularidade em Minas Gerais, estado cuja região norte é das mais pobres do país. O embate político entre os dois, dentro do partido, tem tudo para fortalecê-los. A lógica indica José Serra como claro candidato, e creio que sua força política, que ele reúne desde quando foi ministro da Saúde de FHC, é suficiente para encarar o PT, que não é metade do que é sem Lula como principal frente política. Em contrapartida, Aécio representaria uma "renovação", algo diferente do que acompanhamos na política nacional nas últimas eleições. Uma candidatura inédita dos tucanos poderia também crescer em detrimento do PT.

Penso que ainda, devemos aguardar a realização das prévias para tirar conclusões mais acertadas sobre o assunto. Mas espero, com esperança, que o próximo presidente assuma um compromisso com a política do país, deixando de
lado o clientelismo e a corja de corruptos que inunda o Governo Lula.


Falando em corja de corruptos, segundo a Folha Online, a Câmara absolveu 12 dos "mensaleiros". O último, inclusive, foi José Janene (PP-PR), famoso por essas bandas por seus vários esquemas de corrupção e obtenção de dinheiro ilícito. Acesse o link e veja o que aconteceu com os ladrões.

_
Vou-me embora pra Pasárgada, de Manuel Bandeira.

Vou-me embora pra Pasárgada
Lá sou amigo do rei
Lá tenho a mulher que eu quero
Na cama que escolherei
Vou-me embora pra Pasárgada

Vou-me embora pra Pasárgada
Aqui eu não sou feliz
Lá a existência é uma aventura
De tal modo inconseqüente
Que Joana a Louca de Espanha
Rainha e falsa demente
Vem a ser contraparente
Da nora que nunca tive

E como farei ginástica
Andarei de bicicleta
Montarei em burro brabo
Subirei no pau-de-sebo
Tomarei banhos de mar!
E quando estiver cansado
Deito na beira do rio
Mando chamar a mãe-d'água
Pra me contar as histórias
Que no tempo de eu menino
Rosa vinha me contar
Vou-me embora pra Pasárgada

Em Pasárgada tem tudo
É outra civilização
Tem um processo seguro
De impedir a concepção
Tem telefone automático
Tem alcalóide à vontade
Tem prostitutas bonitas
Para a gente namorar

E quando eu estiver mais triste
Mas triste de não ter jeito
Quando de noite me der
Vontade de me matar
— Lá sou amigo do rei —
Terei a mulher que eu quero
Na cama que escolherei
Vou-me embora pra Pasárgada.

2 comentários:

  1. Grande Sobota!
    Como sempre o assunto "Política - Brasil" é um prato cheio para polêmicas e muita discussão, mas se tratando de sucessão presidencial, ou eleições 2010, o prato transborda!
    Ao meu ver, nem Dilma, nem Heloísa Helena estão prontas para dirigir o país. Creio que a escolha do PT/Lula está sendo errada ao apontar a "Sra. Botox" como candidata. Se pararmos bem para pensar, constatamos que seja quem for, ninguém conseguirá substituir a imagem que o LULA deixou para o POVO. Ainda no meu ponto de vista, vai acabar dando PSDB na parada.

    Seja quem for o próximo presidente, peço a Deus que se ache um meio de que todos os culpados e envolvidos nos escândalos de corrupção sejam presos e paguem por ter matado crianças de fome, por ter matado doentes em hospitais, por ter tirado o arroz e feijão de famílias pobres, por ter deixado um policial com uma viatura sucateada e por isso um marginal acabou matando e roubando mais gente.

    Uma Pena!

    Grande Abraço. E não deixe de passar lá no Reflexões Triviais!

    http://ovecar.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Fora deste país Dirceu e janene. Não sei qual é o pior. Em uma disputa para eleger o mais corrupto vence o janene que conseguiria comprar até os votos da familia do Dirceu. Fora dos limites territoriais deste país! Entenda-se não para cima, não para os lados, não para baixo...simplesmente desapareçam!

    Saudações,

    Marcelo

    ResponderExcluir