quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

O Mundo: Literatura - Introdução


Os homens, por toda a história registrada que possuem, procuraram se expressar, fazer o mundo saber o que eles pensavam, sentiam. E uma das formas mais sensacionais de expressão já criada pelo homem foi a arte. Esse conjunto de preceitos para afirmar alguma coisa encanta as gerações, cativa as pessoas. Particularmente, a especificação artística que melhor representa o mundo, as pessoas, os sentimentos, e tudo aquilo que envolve esses três aspectos é a literatura. A arte das palavras é algo sublime na formação do homem, na sua história, na sua sociedade.

E com algum tipo de orgulho (até mesmo retratado no post anterior), as letras brasileiras apresentam uma beleza singular no mundo. Nascer e viver num país onde viveram Machado de Assis, João Guimarães Rosa, Manuel Bandeira, Vinícius de Moraes e Carlos Drummond de Andrade é algo realmente único no mundo artístico. Cito esses nomes, mas se me propusesse a reunir todos aqueles que tiveram uma contribuição ativa para a vida das letras desse país, ficaria aqui por semanas.

O que me entristece, porém, é que a maioria das pessoas que hoje vivem aqui, talvez não reconheça a singularidade dessa arte brasileira. Aqueles escritores, que como tantos outros registraram a realidade do país, se propuseram a analisar e retratar as pessoas e os hábitos dessas terras, não detém o devido respeito que merecem. A valorização da arte brasileira é algo extremamente necessário para o povo do país definir sua verdadeira personalidade, e seguir assim, o caminho que uma nação deve percorrer.

Apenas uma introdução aos posts de literatura que pretendo escrever por aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário