segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Eleições 2010 - Lula, Dilma, Ciro...

Vamos lá ao que interessa: eleições presidenciais 2010.

Capa do estadao.com.br de hoje:

"CNT/Sensus mostra empate técnico entre Serra e Dilma
Diferença entre tucano e petista caiu de 10,1% para 5,4% em cenário com a candidatura Ciro Gomes

Rodrigo Alvares, do estadao.com.br

SÃO PAULO - A centésima pesquisa do Instituto Sensus, divulgada nesta segunda-feira, 1º, pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), mostra que a diferença entre o governador de São Paulo e pré-candidato tucano, José Serra, e a ministra-chefe da Casa Civil e pré-candidata petista, Dilma Rousseff, caiu praticamente pela metade, de 10,1% em novembro para 5,4% em janeiro
".

Particularmente, não tenho confiança plena em pesquisas eleitorais. De uma forma ou de outra, elas parecem condicionar votos de eleitores indecisos de maneira errônea - elas apontam para uma polarização entre dois candidatos, o que faz eleitores acreditarem na expressão "desperdiçar o voto". Isso é extremamente presente na classe média - o costume de se pensar "nulo" no cenário político. Porém, isso é assunto para outro post.

De qualquer forma, seguindo a linha do Paulo Henrique Amorim, as pesquisas apontam tendências. E a tendência apontada nesta é a seguinte: Serra está estagnado. Parece que os anos de governo em São Paulo não mudaram sua imagem de conservador atrasado. A pesquisa mostra também que Serra não sai da casa dos 30% - desde 2002 quando perdeu a eleição para Lula.

Outra manchete do estadao:

"'Sem Ciro na disputa, Serra vence no 1º turno', diz líder do DEM
Para o deputado Rodrigo Maia, presidente do partido, a candidata do governo atingiu seu 'teto' eleitoral

Bruno Siffredi, do estadao.com.br

SÃO PAULO - O presidente nacional do DEM, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou nesta segunda-feira, 1, que a pesquisa do Instituto Sensus, realizada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), mostra que o governador de São Paulo, José Serra, pré-candidato do PSDB à presidência, continua favorito e pode vencer as eleições no 1º turno caso Ciro Gomes não entre na disputa
".

Mentira.


Aposte nesse trio. (Fonte)

O senhor Rodrigo Maia, membro do partido de Mussolini no Brasil, está errado. O palanque de Ciro será ao lado de Lula, onde quer que ele esteja - isso signifca que a maioria dos eleitores de Ciro votariam na Dilma num segundo turno contra Serra, independente dessas pesquisas vis. Podem anotar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário